sábado, 29 de junho de 2013

[M11] O que é ecologia?


Ecologia é a parte da Biologia que estuda os seres vivos e o local onde vivem também se estuda a abundância dos seres vivos no planeta terra. Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1869, de acordo com a sua etiologia significa ‘’estudo da casa’’ em outras palavras o 'estudo do planeta'. Alguns conceitos são amplamente utilizados na ecologia, como Habitat (endereço) que é o local onde vivem e Nicho Ecológico (profissão) que corresponde à função das espécies no Ecossistema. Por fim precisamos diferenciar as espécies Generalistas que são as espécies que possuem o nicho ecológico amplo, ou seja, estão em praticamente toda a biosfera e os Especialistas são aqueles que possuem nicho ecológico restrito, ou seja, estão em pequenas partes do planeta.

A importância da ecologia

Com os resultados dos estudos da para se saber se o ecossistema está em perfeito equilíbrio, por exemplo, se em uma determinada espécie estiver em extinção, além disso, com os estudos que já vem sendo feito á anos o homem pode ajudar a evitar a destruição da natureza possibilitando assim um futuro melhor para o planeta. A idéia é passar essas informações para o maior número de pessoas, principalmente as crianças. Afinal de contas, o futuro é delas e queremos que elas sejam felizes e continuem a cuidar da Terra para os nossos netos e todos os nossos descendentes.

Abrangência

De forma geral a ecologia abrange toda a biosfera, pois se houver um desequilíbrio em qualquer que seja o meio todos os ecossistemas iram ser prejudicados, claro que alguns de forma moderada e outros de forma mais intensa.

Por que se fala tanto de Ecologia na atualidade?

De forma consciente, passamos a perceber que a Terra tem limites. Ela pode nos fornecer tudo de que precisamos, mas em quantidade limitada. Ora, se não soubermos usar com muito critério os recursos que ela nos oferece, e que são indispensáveis a nossa vida, um dia eles podem se acabar. Existe uma grande preocupação no ar. Por isso os cientistas do mundo inteiro estão atrás de fazer tecnologias que não prejudique o meio ambiente, como por exemplo, utilizar recursos renováveis na fabricação de energia elétrica.

Você sabia?
Que só 1,8% de toda a água disponível na natureza é potável e que 0,8% desse total já está poluído?


...

Missão realizada pela equipe ESPERMAFORTES.


...

[M11] MISSÃO 11
O que é ecologia?

Descreva o que é ecologia de forma clara a objetiva em um texto próprio. Cite a importância do tema, descreva a abrangência do tema e explique por que atualmente se fala tanto em ecologia. O seu texto deve conter uma imagem que ilustre o tema.

Desafio: Pesquise no Youtube um vídeo que trate do tema e use-o como parte do seu texto.

Valor da missão: 3,0 pontos
Bônus do desafio: +1,0 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário