O Projeto

Segundo o que se diz por aí, ecologia é o estudo das relações existentes entre os organismos e o meio ambiente. A palavra tem origem do grego, e remete a estudo da casa, pois oikos significa casa e logos significa estudo. Daí o nome do projeto.


O Projeto Nossa Casa é uma iniciativa 'minha' que conta ainda com a parceria dos alunos e da escola em que trabalho, onde atuo como professor. O projeto surgiu a partir de um estímulo da coordenação, que requisitou que um trabalho fosse realizado com os estudantes em comemoração pela Semana do Meio Ambiente, que vai de 4 a 9 de junho.

Meu nome é Tiago Benedetti, sou professor de biologia na Escola de Ensino Médio Plácido de Castro (Sistema Anglo de Ensino) e pretendo usar este blog como um agregador de conteúdo preparado pelos meus alunos de ensino médio. Ao longo deste ano, e quem sabe nos próximos, vamos trabalhar em parceria para conhecer a nossa casa. E tudo o que for descoberto e trabalhado será divulgado aqui.

Os alunos terão missões a cumprir, que envolvem, de alguma forma, o conhecimento e a compreensão da nossa casa, nossa área de estudo, a cidade de Rio Branco (Acre) e seus arredores. Estes alunos estão divididos em equipes funcionais, com missões específicas, que ao serem cumpridas, serão convertidas em pontos. Mas veja bem, o que menos interessa aqui é ganhar nota. O que pretendemos é extrapolar a atividade escolar e transformar o projeto em uma vivência, uma experiência pessoal de crescimento individual e coletivo.

Acredito que trabalhar com noções de sustentabilidade, educação ambiental e senso coletivo leva tempo, exige amadurecimento e vivência, por isso, ao invés de trabalhar um projeto de curto prazo, associado apenas a semana da Semana do Meio Ambiente, pretendo prolongar o projeto para o ano todo.

Se quiser saber mais sobre sua (e a nossa) casa, não deixe de acompanhar os trabalhos do blog. A experiência tem tudo para dar certo, pois contamos com alunos interessados, esforçados e talentosos. Que o Projeto Nossa Casa seja mais que um trabalho escolar, que nossos resultados se convertam em mais do que algumas notas bimestrais. E que todos possamos crescer com essa experiência.

Veja abaixo um vídeo gravado por alunos para apresentar um resumo da proposta do Projeto Nossa Casa.

.
.

Bom trabalho a todos os envolvidos!
Tiago Benedetti
 

OBSERVAÇÃO 
Os textos aqui divulgados são escritos por estudantes de ensino médio que estão exercitando seus conhecimentos, competências e habilidades. Não são profissionais da área de comunicação e, portanto, os textos e demais conteúdos devem ser vistos como o resultado do trabalho de aprendizes, não de profissionais. Este aviso se faz necessário para evitar críticas e observações descontextualizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário