sábado, 29 de junho de 2013

[M14] O que é o sequestro de carbono?

O sequestro de carbono caracteriza se por ser a absorção de grande quantidade de carbono do ambiente. Um dos maiores responsáveis por este processo são as árvores que na sua fase de desenvolvimento ou crescimento, absorve grandes quantidades de CO2. As florestas possuem uma grande importância, pois, segundo o IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) “Um hectare de floresta tem a capacidade de absorver cerca de 150 a 200 toneladas de CO2”.

O processo pode ocorrer tanto na terra quanto na água, onde em ambos a fotossíntese é o causador deste processo, que como nos sabemos absorve o CO2 e libera O2, retirando grande quantidade de carbono do ambiente. Além disso este processo pode ocorrer de forma natural e artificial, onde artificialmente podem ocorrer efeitos ruins ao ambiente.

Forma natural: no oceano, é o realizado pelo fitoplâncton que absorve o gás carbônico dos oceanos para transformá-los em Carbonato de Cálcio (CaCO3); na terra um exemplo seria das árvores que armazenam CO2 como fonte de nutriente além de utilizá-lo na fotossíntese.

Forma artificial: é a fertilização do oceano com a adição de ferro, que acaba aumentando o numero de fitoplâncton, mas provoca também alteração do pH da água; na terra, um exemplo seria o reflorestamento, mas também podem ter o efeito contrario, pois pode haver a liberação de carbono do solo para o ambiente.

Atualmente o sequestro de carbono é uma das formas de combater o aquecimento global e empresas como a PETROBRAS lançam projetos de incentivos para a implantação deste e outros projetos como desenvolvimento tecnológico em áreas como eficiência energética, gás natural, energias renováveis. Outra empresa de destaque é a NATURA, que esta no mercado com uma linha de produtos chamada EKOS, onde possuem fórmulas biodegradáveis e que investiu milhões de reais em marketing verde nesta nova linha de produto que trouxe resultados ótimos a empresa.

No Brasil de hoje, esta crescendo a sensibilização e atitudes da população voltadas a questões ambientais, e com isso, o marketing ambiental vem ganhando força no pais e no mundo, principalmente em potencias mundiais. Como o Brasil vem crescendo, nos próximos anos o marketing ambiental terá todas as condições favoráveis de ser a área mais valorizada do mercado de trabalho. Portanto temas como sequestro de carbono, crédito de carbono, sustentabilidade e etc. ganharam muita importância futuramente.


Globo Ecologia apresenta matéria sobre o sequestro de carbono






O vídeo, que foi exibido na Globo Ecologia, é parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Ecológico na Ilha do Bananal. Ele expressa o que está no texto e complementa em alguns aspectos sobre o tema sequestro de carbono, como por exemplo, a demonstração das características desse processo e sua utilização atual no mundo.

...

Missão realizada pela equipe BIORANGERS


...

[M14] MISSÃO 14
O que é o sequestro de carbono?

Descreva o que é o sequestro de carbono e como se realiza essa atividade. Crie um texto claro a objetivo. Cite exemplos de empresas que trabalham com o sequestro de carbono e como isso tem sido trabalhado dentro do marketing ambiental. Qual a realidade do sequestro de carbono no Brasil? O seu texto deve conter uma imagem que ilustre o tema.

Desafio: Pesquise no Youtube um vídeo que trate do tema e use-o como parte do seu texto.

Valor da missão: 3,0 pontos
Bônus do desafio: +1,0 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário