segunda-feira, 25 de março de 2013

[M04] ONG S.O.S. Amazônia em Rio Branco



A S.O.S Amazônia é uma instituição ambientalista sem fins lucrativos fundada em 1988 no estado do Acre. Desde setembro de 2001 está qualificada como organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Possui escritórios no munícipios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ambos no estado do Acre.

Quais são os principais objetivos da ONG?

Primeiramente, promover e apoiar ações que visem a preservação, conservação, defesa e recuperação ambiental da Amazônia, priorizando estado do Acre. E ainda desenvolver projetos para a melhora da qualidade de vida das populações urbanas e rurais, promovendo a educação ambiental.

Quais métodos são utilizados para implantar tais objetivos?

Execução de projetos, desenvolvimento de atividades e promoção de campanhas. Para cada tipo de iniciativa adotada uma metodologia específica é utilizada. Além disso a comunidade deve participar, então os progamas de inclusão e incentivo são iniciados.

Como são arrecadados fundos da a ONG?

Apresentado propostas para organizações que possam vir a ser futuras doadoras. Tais organizações promovem editais onde varias ONGs expõem suas propostas e projetos , assim certa quantia é cedida para a relização.

Quais são projetos da SOS Amazônia em execução no momento?

  • Integração Fronteiriça - Projeto de contribuição para a gestão coordenada dos recursos naturais no Vale do Juruá.
  • Igarapé Judia - Apoio a comunidades do Igarapé.
  • APARIS - Elaboração do plano de manejo da área de proteção ambiental Irineu Serra.
  • ATER no Juruá - Assistência técnica e extensão rural para comunidades do Juruá
  • Mamodate - manejo participativo de Quelônios na terra Indígena Mamodate, Acre.

Expectativas para os 3 próximos anos?

Ampliar o projeto Quelônios do Alto Juruá, de Porto Walter a Marechal Taumaturgo, até Cruzeiro do Sul. Criar uma base turística comunitária para visitantes e protetores. Incentivar a cadeia de negócios de três produtos da floresta não madeireiros, como o cacau nativo a borracha e produtos de gordura vegatal, murmurú e buriti. Assistência técnica para ribeirinhos e extensão rural, de 800 para 2000 famílias.

...

DESCRIÇÃO DA MISSÃO

[M04] MISSÃO 04
ONGs em Rio Branco? Quem são e o que fazem?

A equipe deve fazer uma pesquisa em relação as ONGs de Rio Branco que trabalham na área ambiental. Destas, a equipe deve selecionar uma e fazer uma pesquisa sobre sua atuação, seus objetivos e atividades.

Desafio: Realize o contato pessoalmente e faça uma entrevista com um dos gestores ou idealizadores da ONG. Registre o contato com fotos, nas quais os participantes da equipe devem aparecer. Os alunos que aparecerem nas fotos e registros devem estar usando o uniforme da Escola Anglo.

Um comentário: