terça-feira, 26 de março de 2013

[M05] EAHFLOR, a Escola do Meio Ambiente de Rio Branco

A SEMEIA desenvolve o Projeto Educação Ambiental e Cidadania através da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal.


Quais são os principais objetivos da escola?

A Escola de Educação Ambiental tem como objetivo criar um processo de formação e educação ambiental continuada, não formal, na cidade de Rio Branco a fim de despertar a mudança de atitude das pessoas em relação ao meio ambiente, bem como promover lazer e informação.

Quais métodos são utilizados para implantar tais objetivos?

Servindo como aporte pedagógico e didático aos professores, alunos e a comunidade em geral nos aspectos da pesquisa, recreação, artes, oficinas práticas e profissionalizantes, renda e cidadania e formação continuada em educação ambiental através de dois subprojetos: Formação de Educadores Ambientais e Difusão da Cultura Ambiental

Quais são projetos da escola em execução no momento?

OFICINA DE RECICLAGEM

Tem o objetivo de fomentar e divulgar técnicas artesanais de reciclagem, reaproveitamento, reutilização de papel e outros materiais recicláveis, por meio da capacitação de professores, alunos, sociedade civil organizada e comunidade em geral, formando agentes multiplicadores. A Oficina além de atender as solicitações internas da Secretaria e da Prefeitura também capacita diversos órgãos privados, estaduais e federais tendo como resultado a redução do lixo e o reaproveitamento do papel gerado por esses setores e instituições como matéria prima para confecção de produtos artesanais, como caixas, porta canetas, porta retrato entre outros.

FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS POPULARES

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove a educação ambiental através da formação de educadores ambientais em todos os segmentos da sociedade, não se atendo em um público específico com características comuns, mas numa formação que, além de promover os processos de formação continuada, busca o envolvimento de pessoas e instituições, na sensibilização de todos para uma relação de respeito e proteção ao meio em que vive.

O Formação de Educadores Ambientais se subdivide em três linhas principais de atuação:

1. Implantação de Ecotecas em escolas do ensino fundamental;
2. Inclusão digital e Oficina de Reciclagem de papel.
3. Além da organização e participação de eventos, realização de oficinas e capacitações com temáticas ambientais.

ECOTECAS

A implantação de Ecotecas visa estimular duas ações principais e básicas junto aos alunos: estimular e promover o gosto pela leitura e democratizar o acesso aos conhecimentos produzidos sobre a questão ambiental de forma lúdica e prazerosa. Consistem em salas especiais, diferenciadas por serem equipadas com materiais didáticos voltados para educação ambiental. É um ambiente confortável, climatizado, adequado onde o aluno pode desfrutar desde a leitura e também outras atividades pedagógicas de forma prazerosa e lúdica tais como: contação de histórias, exibição de filmes educativos, jogos ambientais e desenhos educativos entre outras atividades que despertem o interesse pelo meio ambiente e preparem cidadãos conscientes com relação a sua interação com o meio em que vive.

Funciona das 08h ás 18h;
Público alvo: crianças a partir de 04 anos

INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Telecentro do Horto Florestal, conta com uma sala com capacidade para 10 alunos, um por computador, e oferece cursos com duração de dois meses (8 semanas). A metodogia utilizada compreende aula expositiva dialogada, utilização de textos, apostilas, videos educativos e a Internet como ferramenta de pesquisa. O conteúdo trabalhado inicia-se com o pacote básico (Windows, Word, Excel e Internet), incluindo orientações gerais sobre questões ambientais e visitas orientadas nos parques municipais (Horto Florestal e Chico Mendes) e Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) que colaboram para a formação de uma consciência crítica e participativa dos discentes frente as questões debatidas.

Conta com 03 turmas, uma pela manhã e duas a tarde.
Cada turma tem capacidade para 10 alunos, totalizando 80 horas de aulas.

DIFUSÃO DA CULTURA AMBIENTAL

Tem como objetivo promover ações de informação, sensibilização e difusão de maneira à contribuir com a formação da consciência crítica, participativa e proativa nos processos de gestão do meio ambiente urbano, por meio de campanhas ambientais e sanitárias, palestras, produção de material educativo, programa de educação ambiental para os parques municipais e implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública. Ex:

1. Produção de Material Educativo
2. Realização de palestras
3. Visita Orientada ao Horto Florestal
4. Cursos e oficinas

...

DESCRIÇÃO DA MISSÃO

[M05] MISSÃO 05
A Escola do Meio Ambiente de Rio Branco

A equipe deve entrar em contato com a Escola do Meio Ambiente localizada no Horto Florestal. O propósito do contato é pesquisar a atuação do órgão dentro da cidade, determinar que tipos de atividades são realizadas pela escola e quais são seus públicos. Trata-se de uma escola, então, o que é ensinado lá? Quem são os alunos? Como funciona o dia a dia do local?

Desafio: Realize o contato pessoalmente e faça uma entrevista com um dos gestores da escola. Registre o contato com fotos, nas quais os participantes da equipe devem aparecer. Os alunos que aparecerem nas fotos e registros devem estar usando o uniforme da Escola Anglo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário